Veja 40 nomes de menina com muito significado para se inspirar!

Você provavelmente já ouviu falar que as palavras têm poder. Então os nomes devem trazer o que você deseja para o seu bebê: força, luz, paz, sabedoria entre outros

Autor

Categorias

Compartilhe

Resumo da Notícia

  • Você provavelmente já ouviu falar que as palavras têm poder – isso porque, acredita-se que o que se diz ao Universo ele retribui;
  • Pensando nisso, a escolha de um nome pode ser mais importante do que se imagina;
  • Essa não é uma tarefa fácil. Pensando nisso, o Bebê em Foco listou 40 nomes para meninas com bons significados.

Você provavelmente já ouviu falar que as palavras têm poder – isso porque, acredita-se que o que se diz ao Universo ele retribui. Então os nomes devem trazer o que você deseja para o seu bebê: força, luz, paz, sabedoria entre outros. Pensando nisso, a escolha de um nome pode ser mais importante do que se imagina. Mas, não se engane! Essa não é uma tarefa fácil. Há uma imensa variedade de origens e significados fortes, delicados, imponentes e místicos. Pensando nisso, o Bebê em foco listou 40 nomes para meninas com bons significados.

Qual a importância de escolher um nome?

Você sabe a importância de escolher o nome? (Foto: reprodução/ Freepick)

Quando se sonha em ter filho a pergunta que não quer calar, antes mesmo da concretização da ideia é: qual será o nome? Pensar nisso é uma coisa quase involuntária. Antes que se perceba, a pessoa já está selecionando os favoritos.

Para um casal, falar em nome dos filhos é um momento pra lá de especial. Alguns sempre tiveram um em mente, outros pedem ajuda da família. Existem aqueles pais que fazem homenagens e há quem escolha de improviso. Mas, é importante saber que o nome tem muito poder.

Muito além do significado terminológico, o principal motivo para acreditar no poder que o nome tem sobre a vida da pessoa, é o sentido que se dá a ele. O nome de uma pessoa traz uma história, traz páginas escritas e também valores e crenças. É uma identidade e não um rótulo, por isso é importante se conectar com ele. E para ajudá-los nessa escolha, listamos alguns nomes de meninas com significados fortes.

Nomes curtos

Nomes curtos são muito procurados (Foto: reprodução/ Freepick)

Ada: significa pessoa feliz e próspera. Do hebraico Adah, quer dizer ornamento ou beleza.

Agnes: vem do latim, Agnes, e do grego, Hagné, que quer dizer puro, casto e santo.

Aimê: este nome vem do francês Aimée e significa amada e querida.

Ana: origina-se do hebraico Hannah. Quer dizer graça, misericórdia, ou “benéfica, que tem compaixão”. É o nome da mãe da Virgem Maria e um dos mais populares no mundo todo.

Cora: este nome vem do grego Kóre, que significa “moça virgem, jovem, donzela”.

Dara: tem origem no iorubá, uma língua nigero-congolesa, e significa “a mais bela”.

Iara: a palavra vem do tupi. Para alguns autores, de Ig-iara, quer dizer “água e senhora”, isto é, “senhora das águas”. Outros acreditam que a origem é Yara, “a que fica acima”, “a que supera”.

Ísis: equivale a “deusa suprema”, do egípcio Ast, “deusa suprema, espírito supremo”.

Lara: a palavra tem origem grega,  e significa pessoa “vitoriosa”.

Zoe: o nome de origem grega,  quer dizer “cheia de vida”

Nomes fortes

Muitos pais buscam por nomes fortes (Foto: reprodução/ Freepick)

Adail: o nome vem do árabe Addalíl, que significa, guia. Em português, Adail é “chefe ou guia de soldados”, “defensor dedicado” ou “mentor”.

Alexandra: feminino de Alexandre e de origem Grega, significa defensora da humanidade:

Beatriz: do latim Beatrix, o nome associa-se a beata, bem-aventurada ou “aquela que faz alguém feliz”.

Elisabete: este nome tem origem hebraica. Eli-zabad significa”Deus dá”. Alguns autores interpretam como “consagrada a Deus”. É o nome da atual e de outras rainhas da Inglaterra.

Flora: nome da deusa romana das flores e da primavera. Vem do latim Florus.

Frida: esse nome tem origem germânica e significa “a pacifica”, “aquela que traz a paz” ou “princesa da paz”. Por causa da história de autenticidade, coragem e liberdade da famosa artista mexicana Frida Kahlo, esse nome é normalmente associado a personalidades fortes e firmes.

Petra: este nome é a versão feminina de Pedro e significa, literalmente, pedra – que normalmente está relacionada à ideia de força e firmeza. A palavra vem do grego pétros.

Lorena: significa “reino de Lotário” ou “reino da famosa guerreira”. Tem origem no francês Lorraine. Este nome atribui significados de “fama” e “glória” e reflete os atributos virtuosos de honra e orgulho.

Morgana: tem origem celta, e significa “rodeada de mar”.

-Publicidade-

Uyara: tem a mesma raiz de Iara, este nome é indígena e vem do tupi Yara, cujo significado é “senhora”, “dona” e “dominadora”.

Nomes compostos

Os nomes compostos são muito escolhidos (Foto: reprodução/ Freepick)

Ana Clara: significa “mulher clara cheia de graça”, “mulher brilhante e graciosa”, “mulher ilustre pela sua graça”.

Ana Carolina: significa “pequena mulher do povo graciosa”, “pequena mulher do povo cheia de graça”, “mulher do povo doce e graciosa”.

Ana Luíza: esse nome tem relação com “combatente gloriosa cheia de graça”, “guerreira famosa e graciosa” ou “famosa na guerra com muita graça”.

Ana Júlia: significa “jovem graciosa”, “graciosa e fofa”, “graciosa filha de Júpiter”.

Ana Paula: quer dizer “mulher pequena cheia de graça”, “mulher graciosa de baixa estatura”

Maria Clara: traz a ideia de “senhora soberana clara”, “senhora soberana brilhante” ou “mulher pura e luminosa”, “mulher virgem e ilustre”.

Maria Eduarda: significa “senhora soberana guardiã das riquezas”, “senhora soberana rica guardiã” ou “mulher pura que guarda as riquezas”, “guardiã virgem e rica”.

Maria Fernanda: significa “senhora soberana e ousada”, “a pura ousadia para alcançar a paz” ou “vidente ousada que deseja atingir a paz”.

Maria Rita: quer dizer “mulher pura e iluminada”, “sua virtude é uma pérola”, “pérola pura”, “aquela que ama e ilumina”.

Maria Antônia: significa “senhora valiosa”, “pura de valor inestimável” ou “vidente sem preço”.

Nomes tradicionais

Nomes para meninas (Foto: reprodução/ Freepick)

Alice: vem do grego Alethos, quer dizer real, verdadeira. O nome ficou consagrado com a menina de vestido azul-claro e imaginação fértil, criada por Lewis Carrol, em Alice no País das Maravilhas.

Aparecida: está associado à aparição da Virgem Maria. É um nome muito comum no Brasil, geralmente precedido de Maria. Muito do apelo deste nome está em Nossa Senhora Aparecida, a santa padroeira do nosso país.

Catarina: significa pessoa pura. Do grego Aika tharina, que originou a forma latina Katharina, inspirada em Katharós, que quer dizer puro, imaculado. Esse nome costuma ser muito usado pela realeza.

Fernanda: feminino de Fernando e de origem germânica, significa ousada e corajosa.

Gabriela: feminino de Gabriel, do hebraico Gabar-El, quer dizer “força de Deus”, “homem de Deus” ou “enviado de Deus”. Gabriel é o anjo que anunciou a Maria que ela seria Mãe do salvador, mencionado no Antigo e no Novo Testamentos.

Júlia: é a forma feminina de Júlio, que com o tempo passou a significar uma pessoa cheia de juventude.

Sandra: o nome Sandra remete a ideia de uma verdadeira heroína. Este nome vem do grego Aléxandros. A palavra une os termos aléxo, que quer dizer “repelir, defender ou proteger”, e andrós, que significa “homem”, ou seja, a “protetora da humanidade”.

Bruna: significa “morena”, “bronzeada”, “marrom”; “da cor do fogo”. O nome tem origem germânica e nórdica. Surge a partir da palavra brun, que literalmente significa “marrom, moreno” e, possivelmente, do nórdico brun, que significa “da cor do fogo”.

Priscila: este nome remete a ideia daquela que “que veio do passado” e tem origem no latim. Alguns autores também traduzem como respeitoso e venerável.

Vera: significa verdadeira, do latim Verus, Ver ou veris, se atribuem à primavera. Já o nome de origem russa, Wjera, traz o significado de fé e crença. É considerado também como abreviação de Verônica.