Teste de gravidez caseiro: 12 opções para fazer e acabar com as dúvidas

Enquanto alguns casais têm todo um planejamento e calculam milimetricamente o momento da gestação, outros acabam pegos de surpresa com a notícia

Autor

Categorias

Compartilhe

Resumo da Notícia

  • Enquanto alguns casais têm todo um planejamento e calculam milimetricamente o momento da gestação, outros acabam pegos de surpresa com a notícia;
  • Se você precisa descobrir se está grávida ou não, seguem algumas dicas de testes caseiros.
  • Lembrando que, de acordo com os ginecologistas os testes de farmácia são os mais confiáveis para se fazer em casa.

Conheça os testes de gravidez caseiros (Foto: Paul Hanaoka /Unsplash)

Enquanto alguns casais têm todo um planejamento e calculam milimetricamente o momento da gestação, outros acabam pegos de surpresa com a notícia. Há também uma preocupação com “aquele dia que você tomou o remédio no horário errado”, ou com “aquele momento que vocês decidiram não se preservar”… pois bem, tudo isso gera uma ansiedade natural e a pergunta que não quer calar é: eu estou grávida?

Calma! Vamos por partes. Primeiro é necessário pensar se você de fato está com algum sintoma. Sabe aquele clássico atraso menstrual? Os enjoos e vômitos, aquela sonolência ou vontade de fazer xixi toda hora? Ou aquele inchaço das mamas e manchas na pele? Sim, tudo isso pode indicar uma gravidez.

Contudo, a gente entende que o que você mais deseja nesse momento é saber logo se é alarme falso ou se um bebê vai ser gerado. Para te ajudar nesse diagnóstico existem os testes caseiros de gravidez. Veja quais são como fazer cada um deles:

Os testes de gravidez

De acordo com o UOL, no Egito antigo se uma mulher suspeitasse de uma gravidez, deveria urinar em cima de sementes de trigo e cevada. Se o trigo florescesse, a mulher estava grávida de uma menina. Já se fosse a cevada a florescer, a gravidez era de um menino. Se nenhum dos dois crescesse, isso era um sinal de que a mulher não estava grávida. Ou seja, não é de hoje que as mulheres querem descobrir se estão grávidas ou não e recorrem aos testes caseiros. Selecionamos alguns dos principais:

Teste de Água Sanitária 

Conheça os testes de gravidez caseiros (Foto: Reprodução/ Pinterest)

Para se fazer esse teste, é necessário colocar uma quantidade de urina com a mesma quantidade de água sanitária em um recipiente. Se a água sanitária junto com a urina ferver como sal de frutas, significa um teste positivo para gravidez. Se ficar espumosa apenas sem muito volume é negativo. Dizem que ela tem que mudar de cor também e se ficar com cor mais escura, laranja ou avermelhado é positivo.

Teste Marroquino 

O teste caseiro marroquino consiste em deixar uma agulha na urina de um dia para o outro. Se ela escurecer ou oxidar é considerado positivo. Se a agulha continuar com a mesma cor, o resultado é negativo.

Fervendo a urina 

O teste da fervura consiste em utilizar um recipiente de alumínio para ferver a urina.  Se a urina ferver como leite, criando um sobrenadante, o teste é positivo. Se ferver como água, o teste é negativo.

Teste do cloro

A mulher deve urinar em um copo descartável e logo após adicionar cloro sobre a urina, se a coloração resultante da mistura for escura o resultado é positivo, caso a mistura não apresente mudança na coloração o resultado é negativo.

Teste da pasta de dente 

Conheça os testes de gravidez caseiros (Foto: Reprodução/ Pinterest)

Em um copo transparente, você deve misturar urina com uma pequena quantidade de pasta de dente branca (não serve colorida). Se após dois minutos a pasta branca ficar azulada ou começar a espumar, o teste é positivo.

-Publicidade-

Teste do vinagre 

O teste do vinagre é feito misturando urina e vinagre em um recipiente transparente. Se a solução mudar de cor ou espumar, o teste é positivo. Se não mudar de cor, é negativo.

Teste do pulso 

É necessário medir o pulso no pescoço ou no umbigo. Depois, compare com a velocidade do fluxo de sangue de pessoas que com certeza não estão grávidas. Supostamente, um pulso mais rápido que o das pessoas analisadas, indicaria gravidez.

Teste do sal 

Conheça os testes de gravidez caseiros (Foto: Reprodução/ Pinterest)

Outro dos testes de gravidez caseiros bem simples é o do sal. Você só precisa coletar um pouco da sua urina e acrescentar sobre ela três pitadinhas de sal. Se formar uma espécie de nata sobre a urina, você está grávida.

Teste da Coca-cola 

Em um copo americano de Coca-Cola quente e com bastante gás, acrescente uma amostra de urina. Se você misturar os dois líquidos e eles começarem a borbulhar e a soltar espumas, como um copo de chope, você provavelmente vai ter um bebê.

Teste do açúcar 

Colete a primeira urina da manhã em um recipiente e adiciona a ela de duas a três colheres de sopa de açúcar (dependendo da quantidade de líquido). Se o açúcar começar a se dissolver, é provável que você não esteja grávida. No entanto, se a composição começar a empelotar, é possível que seu bebê esteja a caminho.

Teste do Tylenol com água oxigenada

Conheça os testes de gravidez caseiros (Foto: Reprodução/ Pinterest)

Sabe aquele comprimido antitérmico e analgésico que todo mundo tem em casa? Ele é composto de paracetamol, que vai ajudar bastante nesse teste. Para colocá-lo em prática, você vai precisar colocar em um recipiente plástico 1/4 de água oxigenada volume 10, junto com dois comprimidos do remédio. Assim que tudo isso virar uma mistura, adicione a ela 1/4 da urina a ser testada. Se o conteúdo do frasco ficar azulado, você está grávida.

Testes online 

Agora, se quiser evitar qualquer mistura, os testes online são cada vez mais comuns e também são uma forma de saber se está grávida ou não. Isso porque os testes online são feitos com base em sintomas genéricos de gravidez.

Conheça os testes de gravidez caseiros (Foto: Reprodução/ Pinterest)

Lembrando que, não há eficácia comprovada destes testes. De acordo com o ginecologista obstetra Alberto Guimarães,  entrevistado pela Pais & filhos, os testes de farmácia são os mais confiáveis para se fazer em casa. Hoje em dia, existe uma infinidade de marcas e modelos para que o resultado seja de fato assertivo. Para o especialista,  só é possível ter 100% de certeza de uma gestação fazendo o exame de sangue em um laboratório. Mas, não há problemas em testar os exames caseiros. Boa sorte!