Festa Junina: dicas para curtir a data em família sem precisar sair de casa

Não desanime! Esse ano tem São João, sim! Aprenda a fazer comidas típicas e decorações especiais

Autor

Categorias

Compartilhe

Resumo da Notícia

  • Não desanime! Esse ano tem festa junina, sim!;
  • Aprenda a fazer comidas típicas e decorações;
  • Fique por dentro de tudo para pensar em uma festa especial com a família sem sair de casa.

As festas juninas são tradicionais por todo o país. Quem não adora uma quermesse que atire a primeira pedra! Mas, as festas de São João foram proibidas para evitar aglomerações em meio a Pandemia do novo coronavírus. Acontece, que o povo brasileiro é criativo. E aquele meme: “Olha a festa junina! É mentiraaaa…”, não durou muito afinal, nós já temos uma solução! As comemorações vão rolar, sim! Só que em casa (e sem convidados).

Para muitos é uma supernovidade, mas para outros, comemorar em casa também faz parte da tradição. Gabriela Conti, tem 34 anos e é uma mãe de São Paulo. O seu aniversário de um ano, comemorado em 01 de junho de 1987 teve a temática de São João. Coincidentemente, sua filha, Beatriz completou 12 meses agora, no meio da quarentena! 

Aniversário de um ano de Gabriela Conti, comemorado em 01 de junho de 1987 (Foto: Reprodução/ Arquivo Pessoal)

Gabriela não perdeu tempo e transformou a “tão sonhada” festa de um ano em uma mini comemoração. Ela, o marido e a filha fizeram uma festa junina em casa, só para os três. Com direito à comidas típicas, fantasia caipira e decoração. A pequena Beatriz foi só sorrisos.  E para a mãe, a festa foi cheia de nostalgia e significado. 

Bia Conti comemorando um ano de vida vestida de caipirinha (Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal)

Algumas escolas também colocaram a criatividade para jogo e não vão deixar a data passar em branco.  Em muitas instituições os  eventos serão online com tudo o que tem direito. Mas as escolas Cláritas e CRIEM inovaram. Para ajudar a compor o clima, foram enviados kits para as famílias com alimentos não perecíveis, peças de decoração para a casa, dicas de atividades para fazer com as crianças, brinquedos e folhas desenho para colorir, entre outros itens.

Pensando no aniversário da Bia e nas festas online nós separamos diversas receitas, dicas de brincadeiras e decoração para toda a família fazer junta e a festa ficar superanimada. Então já pode ensaiar a coreografia de uma dança legal e sentir o cheiro daqueles quitutes de milho.  

Decoração 

Uma festa começa com a decoração. É lindo o processo de produzir cada enfeite, coloca-los no seu devido lugar e ver o espaço ganhando vida não é? É importante alertar que em toda a decoração devem ser usadas tesouras sem ponta e tintas atóxicas com as crianças, assim evitamos acidentes domésticos e possíveis reações alérgicas. Pois bem, aqui estão alguns exemplos de decoração que encontramos para você:

Decoração da festa junina da Bia Conti (Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal)

 

 

 

 

 

 

 

Decoração simples para uma festa junina em casa (Foto: Reprodução/ Pinterest)

 

Decoração simples para uma festa junina em casa (Foto: Reprodução/ Pinterest)
Decoração simples para uma festa junina em casa (Foto: Reprodução/ Pinterest)

 

Com um pouco de criatividade, é possível fazer com a ajuda da família, um ambiente bem decorado. Mas atenção, é importante perceber os detalhes. Veja:

Detalhes para a decoração de festa junina em casa (Foto: Reprodução/ Pinterest)
Detalhes para a decoração de festa junina em casa (Foto: Reprodução/ Pinterest)
Detalhes para a decoração de festa junina em casa (Foto: Reprodução/ Pinterest)

Que tal juntar todas essas ideias e fazer a sua própria decoração? Compartilhe conosco no Facebook Site Bebê em foco!

Brincadeiras

Aproveite que vocês já estarão com a mão na massa, e deixem espaços para algumas brincadeiras típicas! Afinal, ter uma passatempo pode deixar a festa bem mais animada.

Jogo das argolas

Brincadeiras para fazer na festa junina em casa (Foto: Reprodução/Pinterest)

Enchem-se com água, areia ou pedrinhas as garrafas plásticas de refrigerante, e marca-se uma linha de arremesso em torno de 1,5 metro de distância. Cada participante deverá receber argolas para as tentativas de acerto. Vence quem acertar o gargalo das garrafas com o maior número de argolas.

Boca do Palhaço

Brincadeiras para fazer na festa junina em casa (Foto: Reprodução/Pinterest)

Prepara-se um grande painel retratando o rosto de um palhaço. A boca é um buraco e o jogo consiste em acertar bolinhas lá dentro. O jogador pode ter cinco tentativas e a bolinha pode ser feita de meia.

Cabo de Guerra

Brincadeiras para fazer na festa junina em casa (Foto: Reprodução/Pinterest)

Uma linha no chão divide o campo do jogo ao meio e os participantes são separados em dois times iguais. Cada grupo fica em fila num lado, segurando uma corda de uns cinco metros de comprimento. O meio da corda deve ficar em cima da linha traçada no chão, e, quando é dado o sinal, os participantes puxam a corda para o seu lado. Vence o grupo que conseguir fazer um participante do outro grupo pisar a linha traçada no chão.

Receitas

É claro, que o item principal de uma festa junina são as comidas típicas. E para que a sua festa fique recheada delas, separamos algumas receitas bem gostosas e fáceis, para todo mundo ajudar! Já estamos com água na boca, bora lá?

Brigadeiro de paçoca no copinho

Quitutes de festa junina para fazer em casa com a família (Foto: Reprodução / Pinterest)

Ingredientes

1 lata de leite condensado

1 lata de creme de leite

1 colher de sopa de manteiga ou margarina

4 unidades de paçocas  (2 para decorar)

Modo de preparo

Na panela, coloque a lata de leite condensado, manteiga e 3 paçocas trituradas. Mexa bem até misturar e desgrudar da panela. Adicione o creme de leite e mexa bem. Após esfriar um pouco, coloque os brigadeiros nos copinhos e decore com paçoca esfarelada.

Tempo de preparo: 60 minutos

Rendimento: 10 porções

Curau 

Quitutes de festa junina para fazer em casa com a família (Foto: Reprodução / Pinterest)

 

 

 

Ingredientes

4 espigas de milho verde tenro

½ litro de leite integral

100g de açúcar

1 pitada de sal Canela em pó

Modo de preparo

Corte os grãos do milho da espiga com uma faca e leve-os (o suco que se desprender do sabugo também) junto com o leite para bater no liquidificador até ficar um creme homogêneo. Passe por uma peneira grossa. Leve o caldo coado para uma panela e acrescente o açúcar e o sal. Em fogo médio, cozinhe mexendo sempre até que levante fervura.

Abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais dez minutos ou até que ganhe consistência cremosa. O tempo de preparo é de trinta minutos, mas é preciso deixar esfriar por mais meia hora, mexendo eventualmente para que não forme grumos. Sirva na colher e salpique canela em pó ou em pau para decorar.

Tempo de preparo: 1 hora

Rendimento: 15 porções

Maçã do amor

Quitutes de festa junina para fazer em casa com a família (Foto: Reprodução / Pinterest)

Ingredientes

6 maçãs

6 palitos de sorvete

½ xícara de glucose de milho

2 xícaras de açúcar

4 gotas de corante vermelho

Granulado colorido para enfeitar

Modo de Preparo

Lave as maçãs e coloque os palitos de sorvete onde deverá ficar o cabo. Em uma panela, coloque o açúcar e a glucose de milho, espere formar uma calda grossa, demora aproximadamente um minuto. Desligue e acrescente as quatro gotas de corante e misture bem.

Segure as maçãs pelo cabo do sorvete e passe-as pela calda, em seguida despeje o granulado colorido e coloque virada de cabeça para baixo em uma assadeira forrada com papel manteiga, deixe na geladeira até endurecer

Sanduíche de Carne Louca

Quitutes de festa junina para fazer em casa com a família (Foto: Reprodução / Pinterest)

Ingredientes (Etapa 1)

– 1 kg de músculo limpo, cortado em cubos

– 1 cenoura

– ½ cebola cravejada com uma folha de louro (de preferência fresco)

-Publicidade-

– 1 talo de salsão

– 1,5 L de água

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes em uma panela de pressão, mas tome cuidado para não ultrapassar a capacidade da panela (se for o caso, coloque menos água, pelo menos o suficiente para cobrir com folga a carne). Após pegar pressão, cozinhe por 35 minutos em fogo baixo.

Ingredientes (Etapa 2)

– Carne cozida e desfiada

– 2 colheres de sopa de azeite

– ½ cebola em cubinhos

– 2 dentes de alho picados

– ½ pimenta dedo de moça bem picadinha (sem as sementes) – opcional

– 2 tomates em cubos

– 3 colheres de sopa de extrato de tomate

– ½ pimentão vermelho em cubinhos

– 1 maço de cheiro verde

– Sal e a gosto

– Caldo do cozimento

– Canela a gosto

Modo de preparo

Refogue a cebola, o alho e a pimenta no azeite em fogo baixo (cuidado para não dourar demais). Polvilhe a canela e junte o tomate e os pimentões para refogar levemente. Acrescente a carne que foi cozida e desfiada com um garfo. Tempere com sal e pimenta do reino e misture. Acrescente o extrato de tomate e o caldo para que a carne fique bem úmida, o que vai fazer com que os sabores apurem bem. Deixe a panela em fogo baixo por pelo menos 15 minutos. Por fim, finalize com o cheiro verde picado e coloque o recheio em pães. 

Mini Cuscuz 

Quitutes de festa junina para fazer em casa com a família (Foto: Reprodução / Pinterest)

Ingredientes

– 1 lata de sardinha

– 1/4 xícara de chá de azeitona sem caroço

– ½ xícara de chá de ervilha fresca

– 2 xícaras de chá de caldo de legumes

– 1 ovo cozido picado

– 1 cebola picada

– 1 dente de alho amassado

– 1 ½ colher de sopa de azeite de oliva

– 1 ½ xícara de chá de farinha de milho amarela em flocos

– 1/4 xícara de chá de tomate pelado

– 2 colheres de sopa de salsinha e cebolinha

– Sal e pimenta do reino a gosto

– Ovinhos de codorna para decorar

Modo de preparo

Em uma panela, refogue o alho e a cebola no azeite. Coloque a sardinha, a ervilha e a azeitona e mexa devagar em fogo baixo. Adicione o caldo de legumes e, quando ele estiver aquecido, comece a despejar a farinha de milho aos poucos, sem parar de mexer. Assim que a massa do cuscuz ficar consistente, coloque o ovo picado, a salsinha e a cebolinha e misture tudo. Quando começar a desgrudar da panela é hora de desligar o fogo. Unte as forminhas com um pouco de azeite e coloque o cuscuz com a ajuda de colher de chá. Espere esfriar e desenforme na hora de servir. Descasque e corte os ovinhos de codorna em rodelas e adicione em cima dos mini cuscuz. Se você não for servir na hora, cubra com plástico filme para não ressecar e deixe na geladeira.

Leite queimado

Quitutes de festa junina para fazer em casa com a família (Foto: Reprodução / Pinterest)

Ingredientes

3 colheres (sopa) de açúcar;

500 ml de leite;

1 colher (sobremesa) de canela em pó.

Modo de preparo

Em uma panela, leve o açúcar ao fogo até caramelizar. Despeje o leite sobre o açúcar caramelizado e acrescente a canela. Deixe ferver até derreter as pedrinhas do açúcar queimado. Sirva bem quente.

Suco de milho 

Quitutes de festa junina para fazer em casa com a família (Foto: Reprodução / Pinterest)

Ingredientes

4-5 de espigas de milho

1/2 xícara de açúcar

7 xícaras de leite

1 xícara de água

1 colher (sopa) de amido de milho

2-3 colheres (sopa)* de leite em pó (opcional)

1/2 lata de leite condensado ou a gosto

Modo de preparo

Retire os grãos de milho com uma faca ou rale as espigas. Em velocidade baixa (importante!) você irá bater: o milho, 4 xícaras de leite e o açúcar. Ele não deve ficar muito moído, pois será importante para incorporar  o gosto do milho. Dissolva a colher de amido de milho com a xícara de água. Leve ao fogo baixo e mexa como estivesse fazendo um mingau, papinha. Misture as outras três xícaras de leite com o leite em pó.

No liquidificador você irá acrescentar o curau com o leite (provavelmente você terá que fazer em duas partes, então lembre-se: metade – metade).Vá adoçando com o leite condensado aos poucos, vai variar de gosto para gosto, não coloque mais do que meia lata, pois irá ficar enjoativo. Coe e sirva gelado.

Rende: 12 copos

Festa junina delivery

Uma alternativa para quem não estiver com vontade de cozinhar são as cestas juninas e as “festas juninas na caixa”. Alternativas que microempreendedoras pensaram para manter a clientela em meio a quarentena. O mais legal é que os quitutes vem personalizados. É só tirar da caixa e a festa está pronta. 

Usar os aplicativos de entregas de comidas e refeições também é uma boa pedida! Nessa época, confeitarias, restaurantes e padarias tem feito o melhor que podem para se adequar e suprir à falta das quermesses. Você já olhou o seu lugar favorito? Às vezes o cardápio está super legal! 

E o mais importante de tudo isso é que nessa experiência a família fique junta e a partir disso vocês criem várias lembranças de um São João pouco tradicional, mas, não menos legal e importante! Divirtam-se!