Preparou, chutou! Quando o bebê começa a se movimentar

Você só vai começar a sentir os chutes por volta do quinto mês de gravidez – depois, vai parecer que tem um time inteiro aí dentro!

Categorias

Compartilhe

Desde muito cedo o bebê já se mexe dentro da barriga. Os movimentos começam com 10 semanas (dois meses e meio de gravidez), quando ele tem por volta de 3 centímetros e pesa só 4 gramas. Ms com o filho tão pequenininho e cercado de líquido amniótico, ninguém consegue sentir nada, mas é possível ver o movimento no ultrassom.

Ao completar três meses, os movimentos começam a ficar mais sofisticados: o feto já abre e fecha as mãos, dobra e estica braços e pernas. Mas nessa fase ainda é impossível para a mãe sentir alguma coisa; nessa fase o útero ainda permanece cercado por outros órgãos internos e não está diretamente em contato com o abdômen.

É entre o quarto mês e meio e o quinto mês, após a vigésima semana, que a gente começa a sentir os primeiros chutes. Agora, o bebê já está maior e mais forte; e o útero já encosta na parede abdominal. Com 22 semanas, quem puser a mão em sua barriga também consegue sentir os movimentos vindos lá de dentro.

Mas é claro que esse “sentir” não vem obrigatoriamente na mesma fase para todas as mães. “Depende muito de uma percepção individual. É comum, por exemplo, que na segunda gravidez as mães comecem a sentir os movimentos mais cedo, pois já passaram pela experiência. Algumas descrevem como se fosse um peixinho rodando na barriga”, diz Rita de Cássia Sanchez, chefe da maternidade do Hospital Albert Einstein.

Também acontece de algumas grávidas demorarem umas semaninhas a mais para perceber o filho se mexendo. Segundo a obstetra, se tudo estiver bem nos exames de ultrassonografia, não há motivos para se preocupar; basta ter um pouco mais de paciência. “Cada vez mais o bebê vai ganhando força. A partir de cinco meses e meio, a quantidade de líquido fica proporcionalmente menos e fica mais fácil sentir”, garante a especialista.

 

Cronograma dos chutes

Entre 20 e 22 semanas: você começa a sentir

Entre 22 e 24 semanas: os outros começam a sentir

Após 28 semanas: seu bebê não vai passar mais de 6 horas sem se mexer