7 receitas de Natal deliciosas e fáceis para fazer com as crianças

Este ano pode dificultar qualquer festa. Então, para não perder o espírito de Natal, que tal fazer receitas de doces natalinos com os pequenos?

Autor

Categorias

Compartilhe

Resumo da Notícia

  • O Natal está chegando e a palavra família fica ainda mais em evidência. No entanto, este ano pode dificultar qualquer festa;
  • Então, para não perder o espírito de Natal, que tal fazer receitas de doces natalinos com os pequenos?
  •  Bebê em Foco separou 7 receitas deliciosas e fáceis.

O Natal está chegando e a palavra família fica ainda mais em evidência. Isso porque, é neste feriado que as reuniões acontecem. No entanto, este ano pode dificultar qualquer festa. Então, para não perder o espírito de Natal, que tal fazer receitas de doces natalinos com os pequenos?

Tomando os devidos cuidados, cozinhar com as crianças pode promover muitas risadas, momentos divertidos, e memórias afetivas, além de incentivar a criatividade. E justamente por isso, o Bebê em Foco separou 7 receitas deliciosas e fáceis.

Crianças fazendo biscoito (Foto: Freepick)

Ao pegar todos os ingredientes necessários, é possível incentivar a organização. As receitas também são uma ótima forma de treinar a matemática, já que é necessário medir, pesar e dividir porções. Uma dica é escolher receitas com poucos passos para que seus filhos possam ajudar!

Biscoitos de baunilha 

Biscoito de gengibre (Foto: Pinterest)

Ingredientes do biscoito

1 xícara de manteiga derretida

¾ xícara de açúcar refinado

1 ovo

1 colher de chá de essência de baunilha

2 e ½ xícaras de farinha de trigo

Ingredientes da cobertura

1 xícara de açúcar

3 a 4 colheres de chá de leite

6 a 10 gotas de corante alimentício

½ xícara de raspas de coco e outros confeitos

Modo de preparo

Bata a manteiga em uma batedeira por 30 segundos. Adicione o açúcar e bata por mais um minuto. Coloque aos poucos o ovo, a baunilha e a farinha de trigo. Divida a massa na metade e enrole em plástico filme. Deixe descansar 1 hora e pré-aqueça o forno a 190°

Em uma superfície enfarinhada, abra as massas com 1 dedo de espessura. Com forminhas, corte os biscoitos e leve ao forno com papel manteiga. Asse por cerca de 10 minutos. Espere esfriar completamente para decorar.  Para a cobertura, junte açúcar e leite aos poucos, até dar o ponto. Coloque algumas gotas do corante e mexa. Adicione raspas de coco, amêndoas e confeitos para terminar e decorar. O mais legal dessa receita é que as crianças podem participar de todo o processo e colocar a criatividade para jogo – os adultos só vão precisar lidar com o forno.

Palha Italiana com damasco

Palha italiana (Foto: Pinterest)

Ingredientes

1 lata de leite condensado

120g de chocolate em pó

10g de margarina

50g de damasco

1 pacote de biscoito maisena

Modo de preparo

Quebre o biscoito em pedaços pequenos e reserve. Com o leite condensado, a margarina e o chocolate em pó faça um brigadeiro. Quando o doce começar a soltar da panela, misture o biscoito picado até formar uma massa e acrescente os damascos cortados em pedacinhos. Retire do fogo e unte uma bancada de mármore para despejar. Abra a massa, batendo com a palma das mãos. Quando a massa estiver fria, os pequenos podem corte em quadradinhos, corações, estrelas ou qualquer formato divertido!

Rabanada

Rabanada (Foto: Pinterest)

Ingredientes

1 pão tipo baguete amanhecido

3 ovos

1 lata de leite condensado

2 xícaras de leite

Açúcar e canela em pó para polvilhar

Óleo para fritar

Modo de preparo

É preciso cortar o pão em tiras. Depois, misturar os ovos, o leite condensado e o leite. As crianças podem ajudar a passar as fatias nessa mistura, enquanto os adultos fritam em óleo quente. Depois, é só escorrer as rabanadas em papel toalha e polvilhar o açúcar com a canela. Os pequenos adoram!

Papai Noel de Chantilly 

Papai Noel (Foto: Pinterest)

Ingredientes

chantilly

morangos

framboesas

chocolate lascado

Modo de preparo

Lave os morangos, retirando o cabinho e as folhas. Para criar a base, faça um corte horizontal na parte mais larga da fruta. O rosto, barba e cabelo do Papai Noel é feito com chantilly, colocando uma generosa faixa branca ao redor da ponta da fruta.Para fazer o gorro, basta colocar uma framboesa no topo. Os olhos e o nariz podem ser feitos com lascas de chocolate ou com bolinhas prateadas de enfeitar bolos. Os pequenos podem criar diferentes versões do Papai Noel e se divertirem com o resultado.

Bolachas de gengibre e canela 

(Foto: Pinterest)

Ingredientes

300 g de farinha sem fermento

-Publicidade-

1 colher de chá de fermento

1/2 colher de chá de gengibre em pó

1/2 colher de chá de canela em pó

1/2 colher de café de mistura de pimentas

100 g de margarina amolecida

100 g de açúcar moreno

2 ovos

4 colheres de sopa de mel

Ingredientes Glacê 

1 xícara de açúcar de confeiteiro

2 colheres (sopa) de água quente

1 colher (chá) de manteiga

 

Modo de preparo 

Bata os ovos, misture o mel e reserve. Em seguida, misture a farinha, o fermento, o gengibre, a canela e a pimenta. Adicione a margarina e o açúcar na mistura. Coloque a mistura de ovos e mel aos poucos, até formar uma massa. Coloque farinha em uma superfície limpa e estenda a massa. Com forminhas natalinas, recorte os biscoitos e os coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal.  Leve os biscoitos ao forno a 170 ºC durante 15 minutos.

Misture o açúcar com a água  quente e prepare o glacê. Espere os biscoitos esfriarem e com a ajuda de uma colher pequena  coloque a cobertura nas bolachas. Decore com confetes, granulados ou chocolates. Atenção com os pequenos perto do forno.

Árvore de Brownie no palito 

Arvore de brownie (Foto: Pinterest)

Ingredientes Brownie

6 colheres de sopa de chocolate em pó

1 xícara e meia de açúcar

1 xícara de farinha de trigo

100 gramas de manteiga derretida

2 ovos grandes

Ingredientes cobertura 

Canudos ou palitos

Chantily

Corante verde

Confetes e enfeites vermelhos e verdes

Modo de Preparo Brownie

Em uma tigela, misture açúcar, farinha e chocolate. Derreta a manteiga sem deixar ferver. Bata os ovos levemente com um garfo. Despeje aos poucos os ovos e a manteiga na tigela com os ingredientes secos. Misture bem até formar uma massa. Despeje numa forma retangular untada até ficar uniforme. Coloque no forno médio preaquecido por exatos 30 minutos.

Modo de preparo cobertura

Asse e corte os brownies em formato de triângulo e espete com um canudo ou palito. Bata chantilly pronto com um pouco de corante verde, coloque em um saco com bico perlê ou somente um saco com furo e faça as linhas. Jogue confetes vermelhos e verde

Alfajor de bolacha

Alfajor de bolacha (Foto: Pinterest)

30 palitos de churrasco

60 unidades de bolachas Maria

480 g de doce de leite pastoso

480 g de chocolate ao leite ou chocolate meio amargo

30 saquinhos pequenos de plástico

Chocolate granulado para decorar

Modo de preparo

As crianças podem preparar a receita toda! Primeiro, é preciso passar doce de leite em uma bolacha Maria, colocar delicadamente o palito de churrasco no centro da bolacha – fazendo uma leve pressão para que ele fique coberto pelo doce de leite. Depois, cubra com outra bolacha.  Para deixar o recheio certinho, é preciso passar uma espátula nas laterais das bolachas para retirar o excesso de doce.

Derreta o chocolate em banho-maria ou no micro-ondas. Banhe uma metade do pirulito no chocolate derretido, deixe escorrer um pouco e coloque sobre papel manteiga. Faça isso com todos os pirulitos. Leve à geladeira por aproximadamente 5 minutos. Depois, banhe a outra metade do pirulito no chocolate derretido, coloque sobre o papel manteiga, pegue o chocolate granulado e decore rapidamente antes que a cobertura endureça. Faça o mesmo processo com o restante dos pirulitos. Deixe descansar um pouco e a cobertura estará sólida.

Para embalar, deixe descansar por no mínimo 2 horas. Depois embale os pirulitos utilizando os sacos transparentes e amarre com fitilhos coloridos.