40 nomes para meninos com significados fortes e imponentes

Você provavelmente já ouviu falar que as palavras têm poder – isso porque, acredita-se que o que se diz ao Universo ele retribui; Então os nomes devem trazer o que você deseja para o seu bebê: força, luz, paz, sabedoria entre tantas outras coisas boas!

Autor

Categorias

Compartilhe

Resumo da Notícia

  • Você provavelmente já ouviu falar que as palavras têm poder – isso porque, acredita-se que o que se diz ao Universo ele retribui;
  • Então os nomes devem trazer o que você deseja para o seu bebê: força, luz, paz, sabedoria entre tantas outras coisas boas!
  • Pensando nisso, o Bebê em Foco listou 40 nomes para meninos com bons significados.

Você provavelmente já ouviu falar que as palavras têm poder – isso porque, acredita-se que o que se diz ao Universo ele retribui. Então os nomes devem trazer o que você deseja para o seu bebê: força, luz, paz, sabedoria entre tantas outras coisas boas! E justamente por esse motivo, a escolha de um nome pode ser mais importante do que se imagina. Mas, não se engane! Essa não é uma tarefa fácil. Há uma imensa variedade de origens e significados fortes, delicados, imponentes e místicos. Pensando nisso, o Bebê em Foco listou 40 nomes para meninos com bons significados.

Qual a importância de escolher um nome?

A escolha do nome é um processo muito importante (Foto: Reprodução/ Freepick)

Quando se sonha em ter filho a pergunta que não quer calar, antes mesmo da concretização da ideia é: qual será o nome? Pensar nisso é uma coisa quase involuntária. Antes que se perceba, a pessoa já está selecionando os favoritos.

Para um casal, falar em nome dos filhos é um momento pra lá de especial. Alguns sempre tiveram um em mente, outros pedem ajuda da família. Existem aqueles pais que fazem homenagens e há quem escolha de improviso. Mas, é importante saber que o nome tem muito poder.

Muito além do significado terminológico, o principal motivo para acreditar no poder que o nome tem sobre a vida da pessoa, é o sentido que se dá a ele. O nome de uma pessoa traz uma história, traz páginas escritas e também valores e crenças. É uma identidade e não um rótulo, por isso é importante se conectar com ele. E para ajudá-los nessa escolha, listamos alguns nomes de meninos com significados fortes.

Nomes masculinos com significados fortes

Nomes inspiradores (Foto: Reprodução/ Freepick)

Abel: vem do hebraico Hevel e significa “vaidade ou sopro”. Este nome também pode vir do  do assírio Habel, e remete a palavra filho.

Aguinaldo: é “aquele que governa pela espada”. O nome vem do germânico Agin-wald.

Alex: significa “protetor do homem” ou “defensor da humanidade”. Alex é considerado o diminutivo de Alexandre, originado a partir do nome grego Aléxandros, derivado do verbo aléxo, que significa “repelir”, “defender” ou “proteger”, unido ao vocábulo andrós, que significa “homem”.

Antônio: Há vários significados e origens atribuídos a este nome. Do grego, faz menção à flor, “inimigo dos burros”, “que não se pode comprar”, aquele “que se opõe”. Do latim, traz a ideia de “chefe, o principal” ou “o que está na vanguarda”.

Benjamin: vem do hebraico Ben-Iamim e quer dizer:  “filho da felicidade” ou “filho predileto”.

Benício: significa “abençoado”, “homem bom”, “aquele que vai bem” ou “o que está sempre bem”.

Breno: o nome Breno tem origem incerta, mas relatos históricos falam de uma invasão gaulesa à Roma no século IV a.C, cujos chefes do exército eram chamados de Brennus. Ou seja, quer dizer: “chefe”, “líder”; “sopro criador”, “superior”; “nobre”.

Caio: tem raiz do latim Caius e significa “alegre”, “contente” ou “feliz”.

Ciro: tem origem no grego Kyros, que quer dizer literalmente “senhor, o que tem plena autoridade”.

Algum nome vai fazer muito sentido para você (Foto: Reprodução/ Freepick)

David: quer dizer “amado”, “aquele que é amado”, “querido”, “predileto”.

Domenico: é a versão inglesa de Domingos, nome originado a partir do latim Dominicius, que quer dizer literalmente “pertencente ao Senhor”.

Dante: significa “constante”, “duradouro”, “estável”, “permanente”.

Eduardo: é o “guardião das riquezas”, “protetor das riquezas” ou “guardião rico”.

Enzo: este nome traz muitos significados, dentre eles:  “senhor do lar”, “príncipe do lar”, “governante da casa”, “gigante”, “o que vence”, “vencedor”, ou ainda, “natural de Laurento”.

Felipe: faz referência àquele que é “amigo dos cavalos”, “o que gosta dos cavalos”, “o que ama a guerra”.

Gael: significa “belo e generoso”; “de origem irlandesa”; “o que protege” ou “o protegido”.

Guilherme: quer dizer “protetor decidido” ou “protetor corajoso”.

Gabriel: é o“homem de Deus”, “homem forte de Deus”, “fortaleza de Deus”, “mensageiro de Deus”.

Gustavo: é o nome “protegido por Deus” ou “convidado glorioso”.

-Publicidade-

Henrique: faz menção a “senhor do lar”, “príncipe do lar” ou “governante da casa”.

Harry: assim como Henrique, traz os mesmos significados. “Senhor do lar”, “príncipe do lar”, “governante da casa” ou “comandante do exército”.

Ivo: quer dizer, “Deus é cheio de graça” ou “Deus perdoa”.

José: significa “aquele que acrescenta”, “acréscimo do Senhor” ou “Deus multiplica”. O nome José tem origem no hebraico Yosef.

Nomes especiais para meninos (Foto: Reprodução/ Freepick)

Kalel: é um nome americano, variante de Kal-el. Este é o nome verdadeiro do Super Homem, o qual passou a ser chamado Clark Kent após ter sido encontrado por Jonathan e Martha Kent, seus pais de criação. Significa “o pequeno Super Homem”, “pequena estrela”.

Lúcifer: tradicionalmente é um dos nomes atribuídos ao diabo, também conhecido na Bíblia Cristã. No entanto, significa “estrela da manhã”, “filho da alva” ou “o que brilha” ou  “o que traz luz”.

Liam: pode ser considerado uma variação do nome William e quer dizer “o protetor corajoso”, “proteção firma” ou “aquele cuja vontade é proteger”.

Mario: tem origem a partir do latim Marius e significa “homem viril”.

Noah: é um nome inglês e bíblico, de origem hebraica e quer dizer “descanso”, “repouso”, “de longa vida”.

Nicolas: é o “vitorioso”, “o que vence com o povo” ou “o que conduz o povo à vitória”.

Otto: significa “rico”, “opulento”, “suntuoso”, próspero”.

Pedro Henrique: é um nome composto que quer dizer “senhor do lar resistente como uma pedra”, “príncipe da casa forte como um rochedo”.

Pierre: variante francesa do nome Pedro, tem origem no grego Pétros, e deriva da palavra petra, que significa literalmente “pedra”.

Ravi: o nome sânscrito Ravi, que significa “o Sol”. Assim, este nome carrega consigo a simbologia do sol e reflete, portanto, a luz, o conhecimento, o poder, entre outros.

Rael:  tem origem incerta, mas se tornou muito popular por significar “guerreiro de Deus” ou “homem que vê Deus”; “arcanjo do Sol”, “filho divino legítimo”.

Pai e filho (Foto: Reprodução/ Freepick)

Rui: é germânico, sendo um dos derivados do nome Roderick. É “famoso pela sua glória”, “bastante famoso e poderoso” ou “rei famoso”.

Saulo: quer dizer  “aquele que foi muito desejado”, “o que foi pedido insistentemente” ou “aquele que foi conseguido através de orações”.

Téo ou Théo: por ter origem no nome grego Théos, que quer dizer literalmente “Deus”.

Thor: significa “deus do trovão”. É um nome que tem origem a partir do nórdico antigo Þórr, que quer dizer “trovão”.

Vicente: aquele que “está vencendo”, “o que vence”, “aquele que conquista”, “conquistador”. É originado a partir do nome em latim Vincentius.

Zion: os pais que registram seus filhos com esse bonito nome bíblico, que simboliza a Terra Prometida, pretendem transmitir ao seu descendente o sentido de confiança, segurança, esperando que as pessoas ao seu redor se sintam bem pelo fato de Zion lhe transmitir sentimentos como paz, sinceridade e lealdade.