10 atividades de Natal para animar e divertir a família inteira!

É uma época especial, em que as famílias se reúnem para aquela ceia farta, com risadas e, claro, muitos presentes. No entanto, existem atividades para tornar as festas ainda mais divertidas, veja!

Autor

Categorias

Compartilhe

Resumo da Notícia

  • O Natal é marcado por tradições especiais que tornam o feriado ainda mais legal;
  • É uma época especial, em que as famílias se reúnem para aquela ceia farta, com risadas, e, claro, muitos presentes;
  • Para as crianças, a data é ainda mais encantadora por conta das inúmeras atividades divertidas que envolvem a data.

O Natal é marcado por tradições especiais que tornam o feriado ainda mais legal. É uma época especial, em que as famílias se reúnem para aquela ceia farta, com risadas, e, claro, muitos presentes. Apesar de diferente, a data não pode passar em branco neste ano, nem que a reunião com parentes mais distantes seja feita por chamada de vídeo. Para as crianças, é ainda mais encantadora por conta das inúmeras atividades divertidas que envolvem a data.

Justamente por isso, o Bebê em Foco reuniu 10 ideias para resgatar o espírito natalino e deixar o dia ainda mais alegre.

Carta para o Papai Noel 

Carta para o Papai Noel (Foto: Freepick)

Uma das tradições natalinas mais adoradas pelas crianças não poderia faltar. Afinal, quem nunca escreveu uma carta para o Papai Noel? A atividade se mantém porque além de incentivar a escrita, desenvolve a criatividade dos pequenos junto com a possibilidade de mergulhar na magia do Natal, afinal, fazer com que um desejo seja realizado pelo próprio Noel é incrível.

Além disso, ao ajudar o pequeno a escrever essa carta, os pais podem passar mais tempo com a criança, além de ensinarem valores e desenvolverem a imaginação. Então comecem a escrever!

Adotar uma carta de Natal 

Adotar uma carta (Foto: Freepick)

Nessa época, todos os anos, crianças do país inteiro começam a escrever suas cartinhas repletas de pedidos para o Papai Noel. Alguns desses desejos são atendidos pelos pais e outros são enviados aos Correios. E daí, surgiu uma campanha solidária, onde é possível adotar uma carta e fazer a felicidade de uma criança neste natal. Esses processo de escolher e de presentear é uma atividade divertida e um belo exemplo de valores para as crianças. Conheça aqui esse projeto!  

Cartão de Natal

Fazer cartão de Natal (Foto: Freepick)

Com a chegada da tecnologia, a tradição de enviar cartões caseiros de Natal tem se perdido. Mas resgatá-la é sinônimo de originalidade. Receber um cartão que alguém dedicou tempo para escrever e enviar mostra cuidado, consideração e apreço. Então, incentivar os pequenos a produzir um cartão é uma ideia pra lá de especial.

Além disso, é possível brincar ao escolher cores, canetas, desenhos e decorações para produzir o cartão e  entregar um presente personalizado.

Filmes natalinos 

Filmes para assistir no Natal (Foto: Freepick)

Dezembro chegou com todos os bons presságios do espírito natalino. Para entrar no clima, nada melhor do que uma seleção de filmes especiais de Natal e reunir a família, não é mesmo? Então, junte todos, prepare a pipoca, caia no sofá e é só apertar o play.

Para você não se perder, nós listamos filmes com lições e reflexões  importantes sobre união, gentileza e amor disponíveis na Amazon Prime Video ou na Netflix. Veja aqui.

-Publicidade-

Brincar de mímica 

Brincar de mímica (Foto: Freepick)

Essa é uma brincadeira que diverte todas as idades. Para o Natal, você pode criar diversas opções com a temática e anotar em um papelzinho para ser sorteado a cada rodada. O jogo é bem simples, você deve dividir os convidados em dois ou três grupos e em cada etapa um dos participantes, por meio de mímica, deve fazer com que seu time acerte o que estiver escrito no papel.  Na teoria, ganha quem acerta mais. Na prática, todos passam o tempo com muita diversão e gargalhadas.

Karaokê de Natal 

Outra atividade que pode ser incorporada no espírito natalino e é divertida para todas as idades é o Karaokê. É só escolher algumas músicas relacionadas à época: sim, pode caprichar na seleção. Depois, a família coloca o cantor de banheiro para o jogo na confraternização. E se diverte muito!

Histórias de Natal 

Histórias de Natal (Foto: Freepick)

Pinheiros enfeitados, presépios e o próprio Papai Noel. Tudo isso existe por algum motivo e são inúmeros contos infantis e lendas para ilustrar essas histórias que remetem às crianças a um mundo cheio de magia, amor e empatia. Então, resgatar essas memórias é uma ótima atividade e além disso, deixa a família com o coração quentinho!

Guirlanda de Natal 

Guirlanda de Natal (Foto: Freepick)

A alegria do Natal para as crianças começa na decoração. Ajudar os pais a espalhar enfeites pela casa, pode ser muito divertido. Mas e se os pequenos puderem fazer em casa seus enfeites favoritos? Criar objetos de decoração junto com os filhos, além de estimular a criatividade é uma maneira de gerar lembranças. Uma das opções mais práticas é a guirlanda. É possível fazer uma com pregadores, fitas de tecido, rolos de papel higiênico, fitas e até tampinhas de garrafa.

Aventuras na cozinha

Biscoito de Natal (Foto: Freepick)

Quem nunca viu as crianças decorando biscoitos super fofos em filmes? Pois bem, você pode fazer isso em casa com seus filhos. Pode ser uma aventura e tanto ter literalmente a mão na massa! Escolha um horário tranquilo da cozinha, separe utensílios seguros, muito glacê, itens decorativos comestíveis e bora fazer biscoitos!

Caça aos presentes

Presentes (Foto: Freepick)

A noite de Natal causa muitas expectativas para crianças e adultos. E a gente já percebeu que uma boa opção é fazer atividades para deixar esse dia ainda mais memorável.  Mais divertido do que encontrar todos os presentes debaixo da árvore de Natal é promover uma incrível caça ao tesouro! Esconda os pacotes por toda a casa e deixe debaixo da árvore alguns bilhetinhos com o nome de cada criança e dicas de onde encontrá-los. Para isso é preciso um esforço anterior para “arquitetar o plano” – mas o resultado acaba sendo pra lá de divertido.

Agora que você já viu 10 atividades divertidas para fazer no Natal, é só escolher as suas favoritas e montar o cronograma que vai encantar a família toda.