Tabu: mulheres sofrem ao receber atenção sexual indesejada durante amamentação, diz pesquisa

Muitas mães se sentem constrangidas com os julgamentos em torno da amamentação e acabam evitando passeios e viagens para que o filho não tenha que receber o leite na rua

Autor

Categorias

Compartilhe

Resumo da Notícia

  • Chamado de “Agosto Dourado”, o mês é dedicado à promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno;
  • Uma pesquisa foi encomendada por uma marca de utensílios para bebê;
  • E revelou que mulheres ainda sofrem com a perspectiva de tabu, que as pessoas alimentam em torno da amamentação.

Chamado de “Agosto Dourado”, o mês é dedicado à promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. Essas ações se concentram na Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM), e uma pesquisa encomendada por uma marca de utensílios para bebê revelou que mulheres ainda sofrem com a perspectiva de tabu, que as pessoas alimentam em torno da amamentação.

A pesquisa conduzida pela Tommee Tippee, mostrou que mais de um quarto das mulheres (26%) entrevistadas disseram ter sido incomodadas por estranhos durante a amamentação. Além disso, 27% tiveram que ouvir de um estranho que deveriam “alimentar seu bebê em outro lugar” e uma em cada dez foi instruída a deixar o estabelecimento onde estava ou cobrir o corpo. Outros 8% disseram ter ouvido comentários de conotação sexual enquanto amamentavam. Ou seja, uma em cada seis mulheres recebeu “atenção sexual indesejada” enquanto amamentava em público.

Normalmente, os primeiros contatos entre mãe e bebê com a amamentação são feitos em casa. No entanto, o momento em que a mãe precisa sair de casa com o filho chega, e é aí que os problemas começam. Muitas mulheres se sentem constrangidas com os julgamentos em torno da amamentação e acabam evitando passeios e viagens para que o filho não tenha que receber o leite na rua.

No entanto, Nicola Wallace, porta-voz da empresa que realizou o estudo, fez questão de defender a opinião das mulheres: “ Esta pesquisa revela quanto estigma ainda existe em relação à amamentação no Reino Unido. A decisão de amamentar é muito pessoal e também suscetível de atrair opiniões de amigos e familiares. Mas você e seu bebê são únicos, por isso, confie nos seus instintos e faça o que é certo para os dois “, afirmou.

Amamentação (Foto: reprodução/ Unsplash)