Retrospectiva 2019: nomes compostos lideraram os registros de bebês no Brasil; saiba os mais populares

Enzo Gabriel e variações de Maria dominaram o ranking

Categorias

Compartilhe

Você conhece algum Enzo Gabriel? Uma Maria Eduarda? Ou quem sabe um Pedro Henrique? Esses e outros nomes compostos foram os mais populares para registrar os nascidos em 2019, de acordo com levantamento do Portal da Transparência do Registro Civil. Até a sua última atualização, em 19 de dezembro, a lista contabilizava 88.851.446 registros de nascimento neste ano.

Entre os nomes masculinos, os campeões do ranking são Enzo Gabriel, com 16.672 registros em todo o Brasil, João Miguel (15.082 registros), Pedro Henrique (11.103 registros), Miguel (9.436 registros) e Arthur (8.525 registros). Já entre as meninas, os nomes com maior número de registros foram os compostos com “Maria”: Maria Eduarda (12.063), Maria Clara (10.751), Maria Cecília (9.570), Maria Julia (9.448) e Maria Luiza (9.132).

Acessando o Portal da Transparência, você pode filtrar e descobrir quais os nomes mais registrados em seu Estado ou município. Será que o nome do seu bebê estará nessa lista?

 

Significado dos nomes

-Publicidade-

Enzo tem se tornado cada vez mais popular entre os brasileiros. Isso não surpreende se considerarmos a força de seu significado. Enzo vem do latim e significa “senhor do lar”, “príncipe do lar”, “governante da casa”, “gigante”, “o que vence”, “vencedor”.

Já Gabriel, combinado com Enzo em tantos registros ao longo de 2019, também tem um significado importante. De origem hebraica, o nome bíblico significa “homem de Deus”, “homem forte de Deus”, “fortaleza de Deus”, “mensageiro de Deus”.

Maria, nome tão tradicional, tem voltado à moda em nomes compostos, que tomaram conta do ranking de registros do Brasil. Maria é um nome de origem incerta; provavelmente se originou a partir do hebraico Myriam, que significa “senhora soberana” ou “a vidente”. Além de ser recorrente em meninas, é um nome também combinado para os meninos, como em José Maria.