Professora cria experiência incrível para provar a importância de lavar as mãos

“Para alguém que está doente e cansado de estar doente”, indicou a professora

Categorias

Compartilhe

No dia 5 de dezembro, Jaralee Annice Metcalf, professora da escola primária Bonneville do Distrito 93, deu uma lição incrível sobre higiene aos seus alunos. A professora mostrou a importância de lavar as mãos por meio de um experimento com pães e os germes que podem se desenvolver no alimento pela falta de higiene.

“Fizemos um projeto de ciências em sala de aula no mês passado, quando a temporada de gripe estava começando. Pegamos pão fresco e tocamos nele. Deixamos uma fatia intocada. Uma com as mãos não lavadas. Uma com desinfetante para as mãos. Uma com as mãos lavadas com água morna e sabão. Decidimos então esfregar uma peça em todos os computadores da sala de aula”, explicou Jaralee em sua conta no Facebook.

Resultado do experimento feito em sala de aula (Foto: Reprodução Facebook)

Após a a primeira parte da experiência na sala de aula, foi observado que as fatias que foram esfregadas nos laptops e tocadas pelas mãos não lavadas apresentaram mais mofo. Os resultados começaram a aparecer depois de três a quatro semanas, por causa dos conservantes. “Para alguém que está doente e cansado de estar doente. Lave as mãos! Lembre seus filhos de lavar as mãos! E o desinfetante para as mãos não é uma alternativa para lavar as mãos!”, escreveu a professora, alertando também os pais das crianças.

A publicação de Jaralee recebeu muitas críticas, que foi questionada por pessoas sobre as condições da experiência. Porém, ela rebateu ao explicar que a instituição não é especialista em experimentos, e o objetivo era alertar os pais e estudantes. “Somos uma escola primária. Não é um laboratório sofisticado do CDC, então relaxe um pouco e LAVE SUAS MÃOS”.

O Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, concordou com as conclusões de Jaralee sobre o fato da lavagem de mãos reduzir a propagação de doenças diarreicas e respiratórias. Logo, é um ótimo direcionamento ensinar as crianças a se higienizarem com frequência e de maneira correta. Para aplicar o experimento em casa ou em sala de aula, todas as instruções do projeto estão disponíveis no site do Hospital Infantil C.S. Mott.

Lavar as mãos em quatro passos

  • Retire os acessórios, como por exemplo, anéis, pulseiras e relógios, pois eles acumulam microrganismos e, se ficarem no lugar, retem a sujeira.
  • Use sabonete de forma consciente. A quantidade ideal de sabonete cobre toda a superfície das duas mãos.
  • Após o enxágue, seque as mãos com uma toalha ou papel toalha, começando das mãos para os punhos.
  • Feche a torneira com papel toalha, para que as mãos não sujem novamente.