Menino é confundido com boneco por sofrer de doença rara

Ictiose arlequim faz com que Michal tenha problemas de pele severos

Categorias

Compartilhe

Michal Winter, de 2 anos, sofre de uma rara doença. A ictiose arlequim faz com que sua pele seja coberta com grossas escamas. Quando nasceu, os médicos o diagnosticaram com o mal e alertaram os pais que ele poderiam morrer logo nas primeiras semanas de vida, pois estava mais vulnerável a pegar infecções do que uma criança normal. As imagens do período em que ele esteve internado são chocantes.

Foto: Reprodução

Anna Ciesielka, a mãe de Michal, afirma que precisa hidratar o filho a cada 4 horas. Ele também não pode tomar sol, pois pode se queimar facilmente e, com isso, sua pele racha e o deixa bem vermelho. Isso faz com que a família passe por situações desagradáveis e ouça todo tipo de comentário desrespeitoso.

“Certa vez, eu estava em uma loja e uma pessoa veio até nós, olhando para o Michal. Perguntou se ele era uma boneca. Quando Michal se mexeu, a pessoa ficou totalmente surpresa por ele ser um garoto de verdade. Quando saímos, as pessoas ficam olhando para nós, seus queixos caem. Às vezes, veem fotos do meu filho na internet e me mandam mensagens dizendo que ele parece um boneco; isso me incomoda bastante”, afirmou Anna em entrevista ao jornal Daily Mail.

Foto: Reprodução

Crianças diagnosticadas com ictiose arlequim perdem a barreira que protege seu corpo do ambiente e, por isso, são incapazes de controlar a perda de líquidos, combater infecções ou regular sua temperatura corporal. A rara condição também pode inibir o crescimento, o que faz com que Michal seja menor do que outras crianças da sua idade.

“Foi um choque enorme. Eu pensei que ia ter um bebê saudável. Nem mesmo os médicos sabiam o que havia de errado com ele”, afirmou a mãe.