Mãe perde bebê aos nove meses de gravidez após contrair toxoplasmose

A doença provoca inflamação que pode passar de mãe para filho, ainda no útero, e comprometer os olhos e desenvolvimento cerebral

Autor

Categorias

Compartilhe

Resumo da Notícia

  • Na última terça-feira, uma jovem, grávida de nove meses, perdeu o bebê em São Vicente, litoral de São Paulo;
  • Isso após sofrer complicações de toxoplasmose;
  • A doença provoca inflamação que pode passar de mãe para filho, ainda no útero, e comprometer os olhos e desenvolvimento cerebral.

Na última terça-feira, uma jovem, grávida de nove meses, perdeu o bebê em São Vicente, litoral de São Paulo, após sofrer complicações de toxoplasmose. A doença provoca inflamação que pode passar de mãe para filho, ainda no útero, e comprometer os olhos e desenvolvimento cerebral.

Milena da Glória Cardoso, de 19 anos, estava grávida de uma menina, e após perder a filha, segue internada na Maternidade Municipal de São Vicente. A família da jovem entende que a perda do bebê se deu por causa de negligência médica.

Mãe perde bebê após contrair toxoplasmose (Foto: Reprodução/ Instagram)

A família esteve hoje acompanhada por uma advogada, na delegacia local para registrar um boletim de ocorrência e solicitar exame necroscópico da bebê. Apesar das alegações da família, a Secretaria de Saúde de São Vicente diz ter seguido todos os protocolos necessários ao atendimento.

Em nota ao UOL, o órgão explicou: “A gestante foi encaminhada para triagem de pré-natal de alto risco. Após avaliação, seguindo protocolo do Ministério da Saúde, por apresentar avidez alta, em sorologia colhida antes de 16 semanas, não havia indicação de tratamento ou encaminhamento para pré-natal de alto risco, visto que a infecção foi adquirida antes da gestação”.

A toxoplasmose é transmitida quando o vírus da doença entra em contato com o organismo após ingestão de água ou alimentos contaminados e é uma das zoonoses – doenças transmitidas por animais – mais comuns em todo o mundo – e justamente por isso, a gravidez era considerada de alto risco.