Mãe deixa filhos trancados em carro no dia mais quente do ano

Caso aconteceu na Austrália; policiais tiveram que quebrar vidros do veículo para resgatar as crianças

Categorias

Compartilhe

Uma mãe deixou seus dois filhos presos dentro do carro da família enquanto ia ao shopping, em uma dia quente de verão. O caso aconteceu em Melbourne, na Austrália, no início da tarde deste sábado (28). Após uma denúncia, feita por pessoas que passeavam no shopping e viram as duas crianças chorando dentro do veículo, uma equipe de policiais seguiu para o Springvale Shopping, na região sudeste da cidade.

Os policiais precisaram quebrar as janelas do carro para resgatar as crianças. Os termômetros registravam na tarde de ontem 25 graus em Melbourne, mas a sensação térmica dentro de um veículo trancado chega a mais de 60 graus – um dos dias mais quentes do ano na região. As crianças foram levadas ao hospital, por precaução.

Crianças foram resgatadas de dentro de carro quente; mãe será julgada (Foto: Reprodução/7News)

A mãe das crianças, uma mulher de 29 anos, foi presa e será, agora, indiciada por abandono de menores. O ocorrido no Springvale Shopping Center é o mais recente incidente de crianças deixadas trancadas em carros quentes. A RACV, organização de assistência na estrada de Victoria, afirma receber, em média, cinco ligações por dia para resgatar crianças presas em carros, e as estatísticas são semelhantes em toda a Austrália.

Dilip Dhupelia, presidente da filial de Queensland da Associação Médica Australiana, disse em entrevista ao Daily Mail que os corpos das crianças esquentam três a cinco vezes mais rápido do que corpo de um adulto, e fechar as janelas e estacionar na sombra não resolve ou melhora a situação. “Algumas pessoas têm esse falso sentimento de proteção – ‘são apenas dez minutos, deixarei a janela aberta quatro ou cinco centímetros’, mas isso não impede que a temperatura suba.Nunca é bom deixar uma criança no carro”, afirma o especialista.

De acordo com a Kidsafe, organização que zela pela proteção infantil, mais de 5.000 crianças são resgatadas anualmente na Austrália após serem deixadas sozinhas dentro de veículos. Segundo especialistas entrevistados pela imprensa local australiana, uma criança deixada em um carro estacionado em um dia de muito calor, mesmo que por alguns minutos, pode rapidamente ficar angustiada, desidratada e, consequentemente, morrer por conta de falência múltipla de órgãos. A temperatura dentro do carro realmente aumenta com rapidez – o interior do veículo chega a ficar 75% mais quente em apenas cinco minutos trancado.