Lei Romeo Mion é sancionada e apresentador comemora nas redes sociais

Medida prevê emissão de documento especial para pessoas com autismo

Categorias

Compartilhe

Na última quarta-feira (08), a Lei Romeo Mion, nomeada em homenagem ao filho autista de Marcos Mion, foi finalmente sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro. Ela garante a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), de forma gratuita, para que seja possível o acesso com prioridade a atendimentos públicos e privados da área da saúde, educação e assistência social.

O documento será emitido pelos órgãos responsáveis pelas políticas de proteção dos direitos de pessoas com autismo tanto dos estados quanto dos municípios. De acordo com o comunicado feito pelo site da Câmara dos Deputados, para solicitar a carteira é preciso requerimento, acompanhado de relatório médico, com indicação do código da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID).

Antes do projeto de lei chegar à presidência, precisou passar pela aprovação da Câmara dos Deputados e pelo Senado. A lei já havia sido aprovada no Senado em 13 de dezembro de 2019 e dependia da sanção presidencial. Mesmo antes da assinatura final, Marcos Mion compartilhou um vídeo a respeito do assunto e na legenda escreveu: “É uma sensação difícil de explicar, me dediquei incansavelmente atuando nos bastidores para a aprovação da lei, somando ao trabalho destemido, de décadas, de todas organizações e movimentos autistas! “Essa não é uma conquista que eu conseguiria sozinho, tem o trabalho de todos ativistas, a emoção de todos pais e mães de autistas, além dos próprios autistas que receberam meu anjo Romeo, eu e nossa família na comunidade com tanto carinho e admiração.”

Clique na imagem e assista ao vídeo!

A lei já havia sido aprovada no Senado em 13 de dezembro de 2019 (Foto: Reprodução/Instagram)

Nesta quinta-feira (09), o apresentador fez questão de compartilhar em suas redes sociais a emoção e felicidade que está sentindo no momento. “Eu não sou de dar repost, maaas…tenho 40 anos e quando um jornal da a notícia é pq é importante! (parte 2) 😄 E nesse caso é a NOTÍCIA MAIS IMPORTANTE DA MINHA VIDA (até agora, né? Pq o melhor sempre está por vir!)”, escreveu em seu perfil no Instagram.

Trabalhando atualmente na Rede RecordTV, Marcos Mion, pai de três filhos, tem sido uma importante personalidade na difusão de informações e necessidade de direitos para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Seu mais velho Romeo, fruto do relacionamento com Suzana Gullo, de 14 anos, tem ganhado destaque na mídia, pois seu pai ama compartilhar os momentos juntos. Mion sempre afirma que ter filho como Romeo significa “amor incondicional e puro, com mais respeito, paciência e valores” e faz um apelo aos pais de crianças especiais que estimulem, apoiem e “nunca parem de acreditar nos seus filhos”.