Campos do Jordão: crianças morrem soterradas em deslizamento

Avó dos menores, que estava com eles na casa, também não resistiu

Categorias

Compartilhe

Duas crianças, de 5 e 13 anos, morreram no final da tarde desta sexta-feira (13) em razão de um deslizamento de terra provocado pelas fortes chuvas que atingiram a cidade de Campos do Jordão, no interior de São Paulo. A avó deles, de 53 anos, que também estava na casa no momento do acidente, também faleceu.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a casa da família ficava no bairro Vila Britânia, região mais afastada do centro turístico da cidade. Uma equipe de aproximadamente 30 homens trabalhou no resgate; o corpo da avó foi encontrado primeiro, mas apenas após 12 horas de buscas as autoridades conseguiram encontrar os corpos dos jovens.

Além deles, outras quatro crianças e um jovem de 20 anos estavam na casa; eles foram retirados dos escombros pela equipe de bombeiros e, de acordo com a prefeitura de Campos do Jordão, passam bem. Outras casas na mesma região do deslizamento foram interditadas pela Defesa Civil.

Deslizamento de terra em Campos do Jordão matou duas crianças (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)

 

Monte Carlo

As chuvas que atingiram a região também provocaram deslizamentos em outros pontos da cidade, como no bairro de Monte Carlo. De acordo com a prefeitura, outro desmoronamento de terra atingiu a casa onde vivia uma família com um bebê de um ano e 11 meses. Os pais da criança foram socorridos e estão em observação no Hospital Municipal; a criança morreu.

Ainda não há informação sobre velórios e enterros, em ambos os casos. De acordo com nota divulgada pela prefeitura, os corpos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal de Taubaté, cidade próxima à Campos do Jordão.

Ainda de acordo com a prefeitura da cidade, 11 pessoas deram entrada no pronto-socorro municipal, todas socorridas pelas equipes de resgate do Corpo de Bombeiros. Fred Guidoni, prefeito de Campos do Jordão, decretou luto oficial de três dias por causa do incidente e cancelou as atividades natalinas que aconteceriam neste fim de semana.

 

Campos do Jordão

A cidade de Campos do Jordão fica na região da Serra da Mantiqueira, no interior paulista. A cidade fica à uma altura de 1.628 metros do nível do mar, o que faz de Campos do Jordão o mais alto município brasileiro. É uma das principais estâncias de inverno do Brasil, atraindo turistas de São Paulo e de outros Estados em épocas específicas, como os meses de inverno e também na época de Natal.