Coronavírus: quase metade dos casos da doença foram curados

Em meio ao medo da população, noticias boas trazem esperança

Autor

Categorias

Compartilhe

Resumo da Notícia

  • Grande parte dos casos positivos são de transmissão comunitária
  • Contudo, metade dos casos de coronavírus foram curados
  • O vírus pode ser facilmente inativado

Casos de coronavírus são curados (Fusion Medical Animation / Unsplash)

Sim, o coronavírus foi tido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como uma pandemia. A maioria dos casos já são transmitidos de forma comunitária, que ocorre quando as equipes de vigilância não conseguem mais mapear a cadeia de infecção, não sabendo quem foi o primeiro paciente responsável pela contaminação dos demais.

Contudo sempre há esperança. Mais da metade dos casos de coronavírus do mundo, tiveram alta. Os dados são de um monitoramento do Centro de Ciência e Engenharia de Sistemas da Universidade Johns Hopkins, nos EUA. Dos 169,3 mil pacientes com casos confirmados da doença, 77,2 mil se recuperaram. 

Segundo a BBC, em 81% dos casos da doença são leves. Em 14%, pode causar pneumonia grave e em apenas 5% pode se tornar crítica ou letal. A reportagem ainda afirmou que, há 13 vezes mais pacientes curados do que mortos, e a proporção está aumentando.

-Publicidade-

As orientações de prevenção como: lavar as mãos com frequência e usar o álcool em gel são fundamentadas em um fato positivo. O vírus pode ser facilmente inativado das superfícies com uma solução de etanol (álcool 62-71%), ou peróxido de hidrogênio (água oxigenada a 0,5%).

Em pouco mais de uma mês, já são mais de 150 artigos científicos. Existem protótipos para a vacina – são cerca de oito projetos contra o novo coronavírus. E com o genoma sequenciado, é possível obter o resultado em questão de horas.