Bebê nasce em banheiro público de praia em São Paulo

Gestante já chegou ao local em trabalho de parto e foi auxiliada por funcionários de quiosque e banhistas

Categorias

Compartilhe

Teve bebê querendo aproveitar o verão mais cedo neste fim de semana! Uma grávida entrou em trabalho de parto na praia, na cidade de Mongaguá, litoral sul de São Paulo. Ela foi auxiliada por funcionários de um dos quiosques próximos e a criança nasceu dentro de um banheiro público na orla.

“Ela segurava a barriga e gritava de dor. Não tinha forças para falar com a gente. Perguntei o que estava acontecendo e ela disse que estava ganhando o bebê”, disse Ivete Rodrigues, proprietária do quiosque, em entrevista ao portal de notícias G1. Ela conta que, assim que entendeu a gravidade da situação, chamou o segurança do quiosque, que também atua como bombeiro, para auxiliá-la no atendimento à mulher.

De acordo com Ivete Rodrigues, eles encaminharam a mulher para o banheiro público ao lado do quiosque e, a partir de então, o parto foi muito rápido. “Deitaram ela no chão e o bebê já nasceu. Não deu tempo de nada”, relembra a comerciante. Após o parto, no qual a mulher deu à luz uma menina, eles perceberam que não possuíam tesoura limpa ou álcool. A comerciante, então, chamou um guarda-vidas que trabalhava no posto de emergência mais próximo, que acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para prestar auxílio à mãe e ao bebê. Enquanto isso, ela buscou uma canga limpa para envolver a recém-nascida. “Uma cliente do quiosque havia acabado de comprar e me ofereceu. Enrolamos com medo dela perder temperatura”, conta Ivete.

Com a chegada da equipe do Samu, foram levadas à Maternidade Dra. Adoniran Corrêa Campos e, em seguida, encaminhadas ao Hospital Regional de Itanhaém. Ambas passam bem. Enquanto isso, na orla de Mongaguá, o nascimento de uma menina no banheiro público da praia chamou a atenção de dezenas de banhistas que passeavam pelo local, que pararam para acompanhar a situação e comemorar o nascimento da menina.

Bebê nasce em banheiro público na orla de Mongaguá, litoral sul de São Paulo (Foto: Reprodução/Voz de Mongaguá)

 

Bebê “apressado”

Outro caso que chamou a atenção na última semana aconteceu em Nova Serrana, Minas Gerais. Uma grávida de 38 anos fez um chamado, pois estava em trabalho de parto e precisava ser encaminhada urgentemente ao hospital. No entanto, o bebê nasceu antes de chegarem ao destino, dentro da ambulância do Samu.

Durante o trajeto até o hospital, o bebê deu indícios de que iria vir ao mundo. Quem acompanhava a futura mãe na parte de trás da ambulância era a técnica de enfermagem Talita dos Santos. Com a ajuda do condutor da ambulância, o socorrista Eduardo Souza, o bebê nasceu em poucos minutos – e esse foi o primeiro parto conduzido por Talita. “Nem sei descrever a alegria deste momento”, afirmou a técnica em enfermagem.