Astronautas contam histórias para crianças diretamente do espaço

Além de gravarem vídeos lendo histórias educacionais, os astronautas também fazem experimentos

Categorias

Compartilhe

Resumo da Notícia

  • Diretora do Centro Espacial Houston desenvolveu um projeto para as crianças
  • Astronautas fazem vídeos enquanto leem histórias educacionais
  • Além das histórias, os astronautas fazem experimentos no espaço

Que criança não gosta de dormir enquanto escuta uma história? Além de ser legal, ajuda às crianças a desenvolverem o vocabulário e a imaginação. Mas os pais leem o quanto elas gostariam? Infelizmente, não. Para a felicidade de todos, há pessoas que podem ajudar. E essas pessoas são astronautas.

A NASA organizou um evento onde os astronautas leem histórias educacionais para às crianças. O projeto foi criado pela Patricia Tribe, diretora do Centro Espacial Houston, e pelo astronauta Benjamin Alvin Drew Jr.

Astronauta Drew Jr. lendo do espaço (Foto: Reprodução/Boredpanda

O plano funciona de uma forma simples: os livros são entregues para o Centro Espacial Internacional, onde os astronautas trabalham em diversas missões. Eles escolhem qual livro desejam ler e fazem um vídeo que fica disponível em uma página da web e em um canal do Youtube.

Essa iniciativa aconteceu quando Tribe fez uma pesquisa sobre literatura e ciência nos Estados Unidos. Ela concluiu que é necessário estimular essas habilidades nas crianças, então criou um método que é mais fácil e acessível. “Qual seria o melhor modo para chamar a atenção das crianças sobre a ciência e literatura? Você não está apenas olhando e escutando a história do livro, você também está olhando o Centro Espacial”, completou.

O primeiro astronauta que testou o projeto foi o co-fundador Drew Jr, e para deixar tudo mais interessante e educativo para às crianças, os astronautas fazem diversos experimentos no espaço.

-Publicidade-

Histórias à distância

Da cidade de Chesapeake, Virgínia (EUA), Keisha Yearby, professora da escola Williams Primary, decidiu inovar a maneira que interage com as crianças ou trazer de volta uma tradição que sempre esteve presente nas noites dos pequenos. Preocupada com o fato das crianças não estarem mais ouvindo histórias para dormir, Keisha decidiu contá-las por meio de transmissões ao vivo na plataforma do Facebook.   

O “programa” se chama “Senhora Yearby Lendo Aventuras” e cada episódio dura cerca de 20 minutos. As transmissões atraem até 800 espectadores – geralmente crianças em idade escolar – a cada leitura, e permitem que elas interajam em tempo real por meio de comentários. A professora iniciou o programa em março de 2019 para os seus próprios alunos, mas, felizmente, agora ela possui telespectadores na Califórnia, Flórida e Carolina do Sul.